Notícias

Noticias sobre os interesses da nossa comunidade negra indicamos este portal

http://www.geledes.org.br/geledes/


O ponto de Cultura caminhos através da sua presidente Eleonora AP. conhecida como Doné Eleonora está em parceria com a ABAM e realizou o Lançamento da Coordenação Regional de São Paulo da ABAM – ASSOCIAÇÃO DAS BAIANAS DE ACARAJÉ, MINGAU, RECEPTIVO E SIMILARES DO ESTADO DA BAHIA A ABAM é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, tendo por finalidade e objetivo principal, a promoção dos meios necessários ao desenvolvimento e bem estar dos seus associados. Sem perder a tradição a ABAM vem ampliado as suas ações estendendo sua base para outros estados . O Oficio da Baiana de Acarajé é patrimônio imaterial da Cultura brasileira reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), entretanto esse reconhecimento não se converteu em políticas públicas para as baianas, tão pouco garantiu o livre exercício do ofício. A partir de vários encontros da ABAM em Salvador espaço onde as Baianas de Acarajé discutem as demandas sociais pertinentes a classe entendemos que tais questões somente seriam solucionadas a partir de nossa ampla organização e busca coletiva por direitos. Sendo assim, neste encontro foi definido, a escolha de representantes para coordenar o processo de formação em outros estados. Desta forma a organização pretende a criação de núcleos em outros estados. Estado de São Paulo apesar de possuir muitas baianas que cultivam e vivem deste oficio, não existe uma política que possibilite a organização das baianas para comercialização do acarajé, de uma maneira tradicional nas ruas. É com satisfação que o Ponto de Cultura Caminhos e a ABAM – ASSOCIAÇÃO DAS BAIANAS DE ACARAJÉ, MINGAU, RECEPTIVO E SIMILARES DO ESTADO DA BAHIA convida para solenidade de lançamento da Coordenação da Abam do Estado de São Paulo, que ocorrerá dia 13/09/12, ás 19h, no Empório do Acarajé Flor de Flor Dendê. Nesta ocasião também será inaugurado o Centro de Educação e Negócios de Moda Criolê.

Aeroporto de guarulhos!!! 

Mãe Isabel rumo a Espanha!!!!!!

(Na cidade de Bilbao , para fazer um curso máster em economia solidária. Mãe isabel foi selecionada e representará nosso ponto de cultura e nossos empreendimentos solidário Criolê e Flor do Dendê.)

Foto tirada no dia do embarque 20/04/2012



Musica Ao Vivo No Flor do Dendê- Empreendimento solidário e de Economia Criativa do Ponto de Cultura Caminhos.























































































Premio Edita Dina Di em Hortolândia!!!!!
É com grande satisfação que a Prefeitura Municipal de Hortolândia, 
representada pela Secretaria de Cultura torna público o Edital de 
Prêmio da Cultura Hip Hop 2011 Edição Dina Di, 
fruto do trabalho coletivo entre os gestores da cultura e 
os protagonistas da cultura Hip Hop de Hortolândia e região
 metropolitana de Campinas.
A seleção pública premiará as iniciativas das expressões
 e manifestações culturais do Movimento Hip Hop, 
contribuindo para seu reconhecimento, fortalecimento,
 valorização, divulgação e estímulo à produção de fomento para artistas,
 grupos e comunidades praticantes dos diferentes elementos do
 gênero no município de Hortolândia e Região Metropolitana
 de Campinas/SP, composta pelas seguintes cidades: Americana, 
Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, 
Holambra, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, 
Paulínia, Pedreira, Santa Barbara Do Oeste, Santo Antônio
 de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
A Secretaria Municipal de Cultura vem investindo no diálogo com
 este segmento, orientado por meio de encontros com
 representantes e lideranças do Hip Hop e por auscultar os
 sabedores e fazedores desta cultura no processo de construção e 
elaboração deste Edital.

A homenageada

No processo de elaboração deste Edital, a Secretaria da Cultura 
de Hortolândia bebeu na fonte do Prêmio Cultura Hip Hop
 Edição Preto Ghóez, lançado pelo Ministério da Cultura 
em 2010. Dialogamos com os organizadores deste edital, 
com participantes e premiados para saber um pouco mais deste
 processo e construir a nossa proposta.
Estabelecemos o desafio de homenagear uma mulher e de 
preferência que esta mulher fosse de Hortolândia ou da 
Região Metropolitana de Campinas, visando dar visibilidade, 
ao protagonismo das rappers e de uma certa forma pautar a 
discussão sobre o sexismo no Hip, foi ai que conhecemos a 
história de Dina Di, nome artístico de Viviane Lopes Matias, 
natural de Campinas/São Paulo.
Ela iniciou sua carreira em 1995 e lançou diversos singles com 
destaque para a “ A noiva do Thock”. Foi indicada a diversos 
prêmios e festivais brasileiros, com destaque ao Prêmio Hutúz, 
onde foi escolhida na categoria Melhores Grupos ou Artistas Solo
 Feminino da década. Lançou vários álbuns em parceria com o 
Grupo Visão de Rua, considerada a primeira mulher a alcançar 
sucesso no rap brasileiro.
Dina Di foi considerada a rainha do Rap; além de cantora foi
 mãe de Lucas e de Aline, contraiu uma infecção hospitalar pós parto,
 faleceu em 20 de março de 2010, aos 34 anos.
No lançamento deste edital que ocorreu em dezembro de 2011,
 podemos contar com a participação de Lucas filho de Dina e 
do Chuck companheiro e pai da pequena Aline na
 homenagem oferecida a Dina Di.


































































Polícia ignora racismo contra Neymar e elogia torcida escocesa

Neymar marcou os gols da vitória da seleção brasileira por 2 a 0 e, apesar de ter evitado se aprofundar no assunto, reclamou do comportamento dos torcedores no Emirates Stadium.



Londres - O chefe da polícia encarregado de supervisionar o amistoso entre Brasil e Escócia em Londres disse que não há informações de abusos racistas no jogo, apesar das queixas de que Neymar foi insultado por alguns torcedores, inclusive com o arremesso de uma casca de banana aos 22 minutos do segundo tempo.

Neymar marcou os gols da vitória da seleção brasileira por 2 a 0 e, apesar de ter evitado se aprofundar no assunto, reclamou do comportamento dos torcedores no Emirates Stadium. Porém, o supervisor policial Mark Sheeran, da Polícia Metropolitana, disse que "a conduta dos torcedores escoceses foi de primeiro nível e não houve qualquer infração penal dentro do estádio".

A casca de banana foi retirada do campo pelo volante Lucas Leiva. "Esse clima de racismo é totalmente triste. A gente sai do nosso país, vem jogar aqui na Europa e acontece essas coisas. A gente prefere nem tocar no assunto, para não virar uma bola de neve", afirmou Neymar, domingo, ao Sportv.

Atirar bananas nos jogadores negros foi um fato constante no futebol europeu nas décadas de 1970 e 1980. O ato foi praticamente erradicado nos últimos anos, junto com os cânticos racistas, mas voltaram a ocorrer recentemente, com vários casos no futebol espanhol e italiano. Roberto Carlos, do Anzhi, da Rússia, e Marcelo, do Real Madrid, foram vítimas de racismo nos últimos dias no futebol europeu.




O Ponto de Cultura Participou do Ong Brasil com a Exposição das peças da Grife Criolê e com apresentação do grupo de Dança Afro Oju Oba.


Ponto de cultura Caminhos participa do encontro da diversidade brasileira na cidade do Rio de janeiro.



  


Por Luciano Medina 01/08/2010
Conversa de Butiquim no Terreiro de Mainha

 Leci Brandão, convidada ilustre abrilhantou o projeto

O projeto conversa de Butiquim no Terreiro de Mainha reuniu na sua segunda edição aproximadamente  200 pessoas no Ponto de Cultura Caminhos. Grupos como Vó Tiana, Luz da Raça e outros compositores e sambistas apresentaram suas canções regado de muita alegria e calor.

Leci Brandão, cantora e compositora deu um apoio para a rapaziada  desejando sucesso e paz. Além de promover o projeto, a carioca radicada em São Paulo quer ver iniciativas como essa pipocar em todo o território, disse ela para o público presente.

O Projeto visa resgatar a tradição de se tocar, compor e dançar o samba no terreiro, como fazia tia Ciata no Rio de Janeiro. A próxima edição do evento está agendado para o mes de setembro.


Vó Tiana, grupo tradicional da arte de compor e fazer samba na Região de Campinas.

Luz da Raça de Hortolândia. Canta samba de raiz e costuma atrair muitas pessoas com o que costuma cantar


-->
Por Luciano Medina  01/08/2010
Uma pequena crônica. Dofonitinho de Logun Edé
Bartolomeu grande amigo
Algumas semanas antes de deixar esse plano, José Bartolomeu da Cruz Silva me presenteou contando um pouco de sua história. Pra mim, um simpatizante do candomblé, um ceticista como meus amigos do Santo me chamam, tratou-se de um privilegio e motivo de orgulho ter tido com Dofonitinho essa conversa. Primeiro por se tratar de um dos homens do santo mais embasado e fundamentado nas práticas religiosas do candomblé. Segundo porque Bartolomeu era um ser humano sem igual, era daqueles que fazia o pior humorado sorrir, levantava o astral de qualquer ambiente, tanto era o seu gosto e prazer pela vida.
Em pouco tempo de amizade e convivência com esse príncipe de Ketu, pude aprender e a apreciar com mais sabedoria e beleza essa manifestação religiosa que me encanta. Posso confidenciar que estive com Dofonitinho em momentos que somente é possível para quem é do santo, algo que não sou, mas que nutro um profundo e um admirável respeito.
Pai Bartolomeu narrou em poucas horas a sua vida, a sua chegada em São Paulo e como bom e guerreiro nordestino passou dificuldades, sofreu preconceitos, mas manteve-se fiel e reto na orientação e devoção daquilo que era a sua razão de viver, o candomblé.
Vou conviver com esse registro para minha satisfação. Esse texto é mais uma dentre tantas homenagens que se rendem a esse homem de Logun Edé, e que segundo depoimentos de amigos mais próximos, tratava-se da encarnação da alegria e da amizade.
Francamente não lembro bem do dia, era sábado ou domingo. Estávamos na cozinha do Santo na casa de Mãe Eleonora.  Bartolomeu é da nação de ketu e foi batizado como Dofonitinho de Logun Edé dizia ele de forma entusiasmada. Ile Axé Dofonitinho de Logun Edé é a sua morada na religião. Nascido no município de Jequié na Bahia, sua feitura se deu em 8 de junho de 1975 no bairro Pau da Lima em Salvador. Sua Mãe de Santo era Dalva de Bassen, já falecida. Trabalhou e morou na cidade de São Paulo, experiência que contribui ainda mais para a sua formação humana e religiosa. Chegou em Hortolândia em 1981, portanto o mais velho do santo nessa cidade. Em 1986 iniciou o seu terreiro. Em 2000 a Câmara de Vereadores concedeu a Bartolomeu o título de Honra ao Mérito por seu trabalho e devoção a religião e as manifestações de matrizes africanas.
 Homenageado no Grito Cultural 2010
Uma de suas ultimas participações foi no grito cultural 2010 promovido pelo Ponto de Cultura Caminhos, ocasião em que foi homenageado por sua contribuição e trabalho em favor das manifestações e tradições africanas. Nesse dia, nessa festa, dividi a mesa com Dofonitinho, saboreamos uma bela feijoada abençoada pro Vó Lourdes, Equede e mãe biológica de Mãe Eleonora. Me recordo bem do dia, fazia um calor animado,tinha samba,tinham os amigos ao redor,tinha a cachacinha e a cerveja gelada, tinha também  o cigarro, que chegamos a tragar regado a conversa e gargalhadas.
Na verdade e no limite de tudo, tive a sua companhia e pouco de suas palavras. Para Dofonitinho um grande abraço, fraterno e camarada.  A certeza de que seus amigos vão continuar com o barulho da festa que você ajudou a armar nesse terreiro da vida.
Um grande axé.
  -->
Entrevista 06/04/2010
Um bate papo resumido com Tino Sampaio – Diretor de Cultura da Secretaria de Hortolândia
 Roda de bate papo com Tino Sampaio no ponto Caminhos
Ele ocupa um cargo essencial para a execução e aplicação das políticas públicas culturais do município. Tino Sampaio é ator, tem35 anos de idade. Após várias tentativas de implementar um projeto de teatro com um caráter sócio-educacional junto ao poder público ele foi convidado por Sandra Fagundes a compor a equipe da Secretaria de Cultura. Alçado a condição de Diretor de Departamento Tino concede gentilmente uma entrevista ao Ponto de Cultura Caminhos. Muito a vontade para fazer um verdadeiro bate papo ele fala da importância do projeto caminhos para a cidade e ressalta o significado de uma casa de candomblé receber o premio Ponto de Cultura.
“É uma atitude corajosa, sobretudo de uma entidade religiosa. A cultura de matriz africana é incubadora de outros processos culturais” De acordo com o diretor o ponto de cultura, o terreiro de candomblé externaliza sua tradição quando abre a sua porta para quem quiser.
Outro aspecto apontado por Sampaio é a questão racial levantado pelo trabalho que o Caminhos desenvolve. Manter as portas do Barracão aberto para o jovem negro é uma forma de acolhê-los ao mesmo tempo em que trabalha sua auto-estima. Todo esse trabalho desenvolvido pelo ponto é graças ao esforço e persistência de Mãe Eleonora e Mãe Isabel que foram atrás e conseguiram.


Tino Sampaio
Diretor de Cultura de Hortolândia